SERRINHA DO ALAMBARI

Distrito de Resende

A Serrinha do Alambari é uma região com forte vocação para atividades turísticas, por suas características propícias ao turismo ecológico e ao lazer contemplativo. A região beneficiou-se de uma preservação natural extraordinária, conservando áreas de mata em estado praticamente primitivo, e até a ocupação mais recente chegou num momento de consciência ambiental, desenvolvendo-se de forma racional e harmoniosa.

A oportuna interferência do poder público municipal, que transformou a Serrinha em área de proteção ambiental no início dos anos 1990, protegida por um plano diretor, e criando em seguida a primeira guarda florestal municipal do país, fiscalizando e coibindo desmatamentos, pesca e caça predatórias e construções irregulares, contribuiu muito para a sua preservação.

A ocupação da Serrinha, iniciada na década de 1970, através da instalação de uma unidade do Camping Clube do Brasil, hoje se caracteriza principalmente por casas de veraneio de boa qualidade arquitetônica, em projetos que se integram à paisagem, mesma tendência seguida pelos hotéis, que não são muitos.

Na Serrinha ficam as nascentes dos rios Alambari, Santo Antônio e Pirapitinga, responsáveis por estonteantes recantos. Cachoeiras, banhos de rio e caminhadas fazem o deleite de qualquer adepto do partido verde.

Serrinha do Alambari é o requinte da natureza pródiga que aconchegou sua pérola entre nesgas de montanhas, escondendo-a de olhares cobiçosos durante anos. Assim a Serrinha foi preservada e só é desvendada pelos verdadeiros amantes da natureza.

Para maiores informações sobre a localidade, acesse o site:

www.visiteresende.com.br

Clique nas fotos para ampliar

VOLTAR