ENGENHEIRO PASSOS

Distrito de Resende

O distrito de Engenheiro Passos, que fica a 23 km de Resende, tem como marca registrada a presença de tradicionais hotéis-fazenda, o Três Pinheiros, O Villa Forte e o Palmital, todos eles sedes antigas de grandes propriedades rurais. Os grandes casarões atestam a opulência e a prosperidade econômica da época do café no Vale do Paraíba.

Engenheiro Passos é passagem para as estâncias hidrominerais do Sul de Minas Gerais, além de acesso obrigatório para quem quer visitar a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia.

Engenheiro Passos era lugar conhecido orginalmente como Boa Vista uma referência à paisagem privilegiada do Maciço de Itatiaia, tendo adotado atualmente o nome do engenheiro que ali construiu a estação ferroviária, cuja sede toda em madeira lembra os tempos áureos das ferrovias.

Nas proximidades da Fazenda Valparaíso há registro do único quilombo da região, liderado por Manuel Congo, comparado a Zumbi dos Palmares por sua audácia.

Ao lado do turismo, o plantio de floresta renováveis para uso industrial (como as plantações de eucaliptos), e a produção de gado, aves, ovos, leite, queijo, geléias, cachaça, inclusive em pequenas fábricas nos próprios hotéis, são as principais atividades econômicas.

Esse recanto tranquilo de casario discreto, igreja no meio da pracinha em plena divisa do estado do Rio de Janeiro com São Paulo e Minas Gerais é ideal para o turista que deseja paz e tranquilidade, tomar banho de cachoeira, andar à cavalo e comer a verdadeira comida da roça, feita no fogão à lenha. Você até esquece que está no meio do caminho entre as duas maiores cidades do país.

Para maiores informações sobre a localidade, acesse o site:

www.visiteresende.com.br

Clique nas fotos para ampliar

VOLTAR