VISCONDE DE MAUÁ

A região de Visconde de Mauá está inserida nos municípios de Resende, Itatiaia e Bocaina de Minas

A paisagem remete aos Alpes da Europa e a natureza exagerou na beleza dos cenários, proporcionando absoluta harmonia entre fauna, flora e o brilho das águas dos rios e cachoeiras. Tudo isso regado ao inconfundível jeito e tempero mineiros.

Mauá é formada por pequeninas vilas sempre com uma igrejinha na praça central, um campinho de futebol e casas com jardineiras nas janelas. De manhãzinha, acorda-se com suaves melodias entoadas pelos pássaros e ao som ritmado dos cascos dos cavalos tocando na terra batida. Ao sair para a rua, a fumaça formada nos fogões à lenha fervendo a água do café desenha uma paisagem de sonhos.

Toda a região forma um santuário ecológico e oferece muitas opções de passeio. A Serra da Pedra Selada, com o pico de mesmo nome, tem cerca de 1800 metros de altitude e é um desafio ao preparo físico. As caminhadas por trilhas nos colocam em contato com a beleza e encanto da mata.

O Rio Preto e seus afluentes mais os "corguinhos" que descem do vale formam belas cachoeiras como a Santa Clara e suas águas geladas proporcionam uma gostosa ducha. A delicadeza da Cachoeira do Véu da Noiva, o detalhe agreste e selvagem da Cachoeira da Prata, as nove quedas d´água do Alcantilado e as pedras lisas da Cachoeira do Escorrega com seus trinta metros de tobogã, enchem os olhos num espetáculo da natureza. No verão, quando o volume das águas é maior, os corajosos ainda podem praticar canoagem no Rio Preto.

A Vila de Maringá com seus restaurantes, hotéis e pousadas oferece um ambiente tranquilo propício ao passeio a pé ou a cavalo. Passando sobre a ponte do Rio Preto, as hortências que estão às margens do rio dão o espetáculo. Já na Vila Maromba, o sonho hippie continua mais vivo de que nunca e se manifesta na pracinha ou no som que ecoa de um eventual violão. Outras atrações são a tradicional igreja, os bares, os restaurantes, as lojinhas e as pousadas.

Depois dos programas, a fome aperta e a culinária influenciada pelos colonizadores abrem ainda mais o apetite. Tem pratos da cozinha francesa, alemã, italiana e o tempero da comida mineira ou ainda a gostosa comida caseira.

Clique nas fotos para ampliar

VOLTAR