FUMAÇA, VARGEM GRANDE, BAGAGEM E JACUBA

FUMAÇA

Os índios Puris foram os primeiros habitantes desta região. No ano de 1788, os nativos sobreviventes dos confrontos com os brancos foram confinados na Aldeia de São Luis Beltrão, por ordem do quarto Vice-Rei do Brasil, Dom Luiz de Vasconcellos e Souza, sob a "guarda" do padre Francisco Xavier de Toledo. Esta aldeia foi elevada a Curato e depois à freguesia de São Vicente Ferrer, sendo mudada também sua sede para onde permanece até hoje. No local foi erigida uma capela em honra a São Luis Beltrão. Em 15 de dezembro de 1938, por meio de decreto, passou a ser chamar Vila da Fumaça, 7 distrito de Resende, em homenagem à cachoeira existente no local, na qual podemos observar uma neblina de fumaça em sua maior queda.

VARGEM GRANDE

Desmembrado do distrito de Fumaça em 1853, a localidade recebeu, em 1943, o nome de Ibitigoaia, passando logo depois, em 1944, à sua denominação atual: Pedra Selada, apesar da população ainda chamar a localidade de Vargem Grande.

Nesta região surgiram as primeiras plantações de café no Vale do Paraíba, introduzidas pelo Padre Couto. Da fazenda de Antônio Bernardes Bahia saíram as primeiras sementes para o cultivo do café na região meridional fluminense e também para os municípios paulistas de Bananal e Areias. Resende também difundiu a cultural para o Oeste Paulista, através da lendária Caravana Pereira Barreto, que levou para lá mudas do café Bourbon, cultivado na Fazenda Monte Alegre, em Vargem Grande.

BAGAGEM

Segundo os moradores mais antigos, a vila recebeu este nome porque uma família que se mudou para a região em busca de trabalho, abandonou suas bagagens na fazenda. Sabendo do ocorrido, a população ia até o local para ver "a bagagem" e o costume acabou dando origem ao nome.

JACUBA

Jacuba é uma belíssima localidade rural de Resende situada às margens do Rio Preto, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. É famosa por suas praias de rio, de areias brancas. Outro atrativo natural importante é o Cânion da Jacuba, também chamado de "Furnas", uma garganta estreita que o rio atravessa, entre paredes de rocha, antes de suas águas descansarem na "Prainha da Jacuba", também conhecida como "Poção da Jacuba" - uma piscina natural formada pelo Rio Preto.

Para maiores informações sobre estas regiões de Resende, acesse o site:

www.visiteresende.com.br

Clique nas fotos para ampliar

Fumaça

Vargem Grande

Bagagem

Jacuba

VOLTAR